Thriller policial

Trama Digital – Capítulo 10

Ousadia

— Que ousadia desse criminoso! — exclamou Martim.

— Eu recomendo que o senhor viaje imediatamente para fora do estado, com sua família. De preferência vá para o exterior e só volte quando o caso estiver solucionado.

— Não posso fazer isso, vamos resolver juntos e pegar esse Don.

— Obtivemos sucesso com a descoberta prévia da pesquisa dos CPFs somente agora. Acho muito cedo e pode arriscar sua vida. Minha recomendação é que todos os CPFs consultados de agora em diante saiam da cidade, assim que descobrirmos.

Martim fica pensativo, mas não gosta da ideia. Ele prefere ficar e pôr as mãos no assassino, descobrir mais sobre como acontecem essas mortes.

— Não é uma boa ideia. Assim, não seguiremos as pistas. Vamos fazer de outra forma. Vamos montar uma equipe na próxima quinta-feira e monitorarmos todos os movimentos ao meu redor. É a chance que temos de analisar todas as pessoas próximas. Vamos pegar essa quadrilha.

— Ainda não é seguro para isso.

— E quando será? A partir de amanhã vou montar uma operação complexa para me acompanhar. Você e sua equipe estarão próximos a mim. No mínimo conseguiremos pistas valiosas para desvendar esses crimes. Há mais CPFs consultados na rede?

— Não detectamos nenhum outro.

— Ótimo!

E Bernardo saiu pensativo, só pensando em chegar cedo no dia seguinte em seu escritório para montar o planejamento das atividades de um esquema que fosse seguro e investigativo ao mesmo tempo.

“É nossa chance de ouro”, pensou Martim ao ficar só.

“É uma loucura”, pensou Bernardo enquanto ligava o carro para ir embora.

14 de junho de 2024

Na sexta-feira não houve reunião com a equipe. Propositalmente, Martim enviou mensagem ao Bernardo dizendo que a próxima reunião com toda a equipe ocorreria somente no dia 20 de junho e que nenhuma outra informação seria repassada antes disso.

Bernardo direcionou seu dia para conversar com os membros da equipe um a um e planejar as tarefas individuais. As pesquisas foram intensificadas com o cruzamento dos resultados de quem se beneficiaria com a aprovação do projeto dos jogos. Oito nomes foram levantados: cinco pessoas que aguardavam autorização para abertura de casas e três que tiveram seu negócio fechado pela fiscalização. Num primeiro momento, seriam descartados os nomes dos empresários que não possuíssem relacionamentos ou contatos com programadores.

Já a lista de programadores em Python da cidade era extensa. A lista indicava 2.730 nomes que trabalhavam com a linguagem de programação ou estavam em faculdades que tinham a disciplina na grade, além daqueles que participaram de cursos específicos da linguagem. Um a um todos esses nomes estavam sendo marcados no sistema e na base de Dados Governamental para averiguação dos relacionamentos entre os programadores e os oito nomes das casas de jogos. A pesquisa seria feita de um ano atrás até aquela data e os registros digitais dessas pessoas não mais seriam apagados em 45 dias.

Do outro lado da cidade, Teresa observa seu filho cada vez mais disperso e desatento em casa. Cris deixou de reclamar da falta de amigos para jogos online, deixou de lamentar as limitadas três horas de conexão por dia, e muitas vezes, nem usava esse tempo. Preferia, em vez disso, passar suas horas lendo seus livros no quarto.

O horário do jantar era o único que Teresa conseguia trocar algumas palavras com ele. Como estava frio na semana, Teresa preparou uma Vaca Atolada à noite, um prato que ele tanto gostava.

— E como está a faculdade, filho?

— Normal, mãe. Tudo normal.

— Vai concluir bem o segundo período?

— Sim, não se preocupe. Já tenho todas as notas acima da média.

— Hummm… e por que está tão quieto? Não vai perguntar se comprei as mandiocas com dinheiro ou cartão?

— Não adianta, né?

— Você não tem trazido mais notebooks para conserto. Algum problema? Aceitou procurar um emprego?

— Formatar esses equipamentos dá muito trabalho e consome meu tempo diário de conexão estabelecido pela D. Teresa, esqueceu?

— É pro seu bem, filho. Mas achei que ficar menos tempo conectado ia te deixar mais feliz.

— Estou bem com meus livros… fique tranquila.

A lenga-lenga de sempre. Teresa não sabia como aprofundar. Cris se esquivava sempre. Logo levantou e voltou para o seu quarto.

Bernardo e Teresa enfrentavam desafios distintos, travavam batalhas em cenários diversos, possuíam perspectivas muito diferentes, mas compartilhavam a mesma sensação de frustração devido aos seus revezes.

Contudo, na quarta-feira, dia 19 de junho, ao final do expediente, Bernardo finalmente recebe uma notícia que poderia alterar o curso do seu desânimo. Um dos peritos o procura e diz:

— Bernardo, isolamos um dos oito nomes suspeitos com grande possibilidade de ser o mandante, um empresário do ramo de jogos. Cruzamos seus dados e relacionamos três programadores em Python que podem estar ligados a ele.

— Boa notícia! Temos estes dados para mostrar na reunião de amanhã?

— Sim, enfim uma luz no fim do túnel.

— Não gosto desse termo. Uma luz no fim do túnel pode ser um trem vindo na sua direção quando você não tem para onde fugir. Mas mostre-me os dados.

Assim, o relatório foi apresentado e terminaram a apresentação para a reunião com toda a equipe e Martim, na manhã do dia seguinte.

Bernardo estava preocupado com o dia seguinte: “Como Martim teria planejado a operação de quinta-feira?”

Trama Digital é uma obra com registro de direitos autorais.

Confira o cronograma e os capítulos disponíveis clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *