Crônica

Natal de Amores e Saudades

(24 de dezembro de 2024)

Então é Natal! O que nos traz aqui hoje?

Cada um de nós traz em seu íntimo as dificuldades, os problemas e as batalhas que enfrentamos para chegar até aqui. Às vezes duvidamos se vencemos ou perdemos muitas delas.

As dificuldades também que muitas vezes nos trouxeram alegrias e motivos de felicidades e comemorações, quando nossos sentimentos foram de vitória.

Reunimo-nos hoje, aqui em Esteves, para agradecer a Deus por nossas vidas e nossas famílias. Para que nossos corações estejam preparados para este Natal.

Que o Senhor nos dê um coração de criança com a pureza e a inocência infantil, para que além de ouvirmos “Deixai que as crianças venham a mim”, possamos também dizer “Deixemos que Jesus entre no coração de cada um de nós”.

Ao menos as saudades da infância já se mostram presentes novamente. Saudades que apertam e doem um pouco.

Agradeço a Deus pois se tenho saudades é porque o Senhor me proporcionou momentos que valem a pena carregar sempre em meu peito.

Obrigado, Senhor, pela saudade que tenho de ouvir uma homilia do Pe. Valentin, de olhos fechados, enquanto eu esperava ele terminar, abrir os olhos e nos alertar: “Vocês que entenderam, que cuidem. Quem tem o entendimento, tem mais responsabilidade.”

Obrigado, Senhor, pela saudade que sinto de um colo da Dona Nadir, de uma risada da Dulce ou de ouvir conselhos de futebol do Seu Lopes.

Obrigado pela saudade do suspense que dava ver Seu Alceu que só atravessava a estrada, em frente a curva de Esteves. De chegar à venda para comprar doce e ouvir seu Valter olhar por cima do óculos e perguntar: “O que deseja menino?” ou depois, D. Dalila indicando: “Pode falar”.

Obrigado pela saudade de tomar um mingau de fubá da Dona Alvina. E de tantas outros momentos que não terminaria nunca mais de enumerar.

Assim é o Natal em Esteves, de amor e momentos de saudades! Que hoje seja mais um deles. Por isso, só tenho a agradecer.

Agradecer por estarmos aqui, entendendo que vencemos a cada desafio posto. Se Deus está conosco, quase não temos a pedir, frente ao tanto que temos que agradecer.

Obrigado, Senhor!

Um Feliz Natal a todos, desejando que nossos corações estejam se transformando em uma manjedoura macia onde Cristo possa nascer e nos renovar. Um coração puro, simples, que possa ser recheado de novos amores e saudades.


Mensagem de Natal
Em Eremitério Orionita Frei Ave Maria, Fazenda Santo Antônio do Paiol, Esteves, Valença – RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *